segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Dando um tempo na minha narrativa sobre a viagem a Bs. As. Vou publicar aqui um texto de um amigo meu, Vinicius Trindade. Vinicius é formado em Marketing e trabalha com publicidade além de exímio nadador (ele me salvou de um afogamento anos atrás).
O texto de Vini me toca profundamente pois, me dói a forma como as coisas acontecem nesse país e ver uma cidade como Itabuna, que foi berço dos melhores momentos de minha adolescência, acabar assim é muito triste.
Soube de uma verba grande do Governo Federal que está indo para a região de Itabuna e Ilhéus, mas não sei se vai adiantar muita coisa, a miséria está na cabeça de boa parte do grapiúna e isso nem água com sabão nem um milhão tira. Vamos ao texto:

VOU-ME EMBORA PRA PASÁRGADA (SÓ NÃO FICO MAIS EM ITABUNA)

Hoje pela manhã lembrei de Manuel Bandeira e seu tão famoso texto “Vou-me embora para pasárgada”, porque do jeito que as coisas estão, qualquer lugar parece ser melhor que Itabuna, até um lugar fictício.
Aqui, conseguimos a proeza de ter cara de cidadezinha de interior e problemas e índices feios de uma grande capital. Quer ter uma idéia do que estou falando? Digite “Itabuna” no Google e aguarde o resultado. Mas não se preocupe, não vai aparecer nada demais, no máximo um link falando sobre o prefeito atual e o projeto da nova Avenida Cinquentenário (para comemorar o centenário da cidade). O outros links é como eu falei, cara de cidadezinha.
Quanto aos problemas, esses meu amigo, você tem que vir morar aqui e ver pra crer. Eu vivi pra ver Itabuna ser comentada no Jornal Nacional, é isso mesmo, Jornal Nacional. A notícia? Uma das cidades da Bahia onde o problema da Dengue é alarmante e fora de controle. Tem mais, segundo uma pesquisa do Ministério da Justiça (MJ) e Fórum Brasileiro de Segurança, Itabuna é a número 1 da lista de cidades com as piores condições para o jovem viver, onde a violência cresce a cada dia, e o tráfico de drogas qualquer dia desses vai deixar a Colômbia no chinelo. Ontem eu estava em casa assistindo o jornal, e por pouco eu quase não vi a mais nova notícia, pois a cidade teve um apagão. É meu amigo, coisa que você só vê acontecer em São Paulo, Itabuna também tem. Mas vamos à notícia: “Diretores da Rota Transportes são convidados a delegacia para esclarecer o caso da AGERBA”. Convidados? Como assim gente? Ficou até bonito. Foram presos, isso sim, com direito a mandato de prisão, conversa grampeada e helicóptero para levar os presos a Salvador (porque no ônibus da Rota nem eles tem coragem de ir). Mas não se preocupem, após 12h (tudo isso?) já estão em liberdade e de volta (com direito a queima de fogos e tudo), para o bem dos amigos e familiares. Pobre de quem precisa do transporte da Rota, porque vai continuar lotado e sem fiscalização da AGERBA. O mais legal de tudo é que pra ficar sabendo da história completa só lendo o Correio da Bahia de Salvador ou o blog do Pimenta na Muqueca (que por sinal vem crescendo muito e com um conteúdo atualizado de primeira) porque aqui em Itabuna, bom, aqui é cidade pequena gente, não tem televisão, não tem jornal, não tem mídia sabe? (pelo menos pra essa notícia).
Tomara que daqui a algum tempo, a gente ganhe pelo menos o título de ter a avenida mais bonita dentre as cidades de interior, porque tão se empenhando nesse projeto. Sei lá, só pra ganhar alguma coisa boa. Mas seu eu fosse o prefeito dessa cidade eu estaria muito triste e envergonhado da minha Itabuna ser líder só em índices ruins, as notícias não valeriam salário nenhum que eu ganhasse. A não ser que.... o meu salário fosse o maior do Brasil.
Gente, é isso, vou-me embora para Pasárgada, só não fico mais em Itabuna.

2 comentários:

Deby disse...

onde tem esse texto? Vini tem blog?
Acho q vou pedir carona nesse buzu pra Pasárgada. Tb não aguento mais essa cidadezinha. Virou cidade de ninguém!

Iulo Almeida disse...

Ganhei uma Holga 120mm de Natal e só lembrei de você! haha To usando um filme 35mm nela pra testar, muito no improviso, mas lomografia é mesmo isso. Vamos ver o resultado