quinta-feira, 21 de agosto de 2008

De filipeta em filipeta..

Um dia alguém me disse que feira em meio de semana não era lugar para moça de família.
Nunca entendi isso, até porque a feira fica mais vazia e é até mais seguro para andar.
Fora isso, dia de feira é uma baixaria total. Aqueles bêbados com raparigas penduradas é meio ridículo. 
Tanto é que, quando vou, prefiro ir durante a semana. Aqui em conquista o melhor dia para fazer feira é quarta e quinta, pois a mercadoria está fresquinha.
Bom, lá fui eu saltitante com minha sacolinha de feira para a feira. Antes de entrar no galpão, um velhinho me deu uma filipeta acompanhada de um sorriso e de um:"fique com deus, minha filha". Que eu respondi tão sorridente quanto: "amém, o sr também".
Eu sempre pego esses papeizinhos para ajudar quem está distribuindo mas, em geral, nunca olho e logo jogo fora. Mas hoje a minha curiosidade foi maior e qual foi a minha surpresa quando eu li o que estava escrito: CENTRO DE UMBANDA PAI ARIEL. Bom, minha surpresa não foi só em saber que Ariel era um nome unisex (a pequena sereia também se chama Ariel) mas em ver a maneira ostenciva que o chamado "espiritismo negro"anda se projetando.
Somos um país com liberdade de culto, isso é serio e deve ser respeitado. Mas a umbanda e o candomblé sempre se esconderam atrás de práticas do catolicismo e do espiritismo, e agora distribui filipetas na feira!!
Quando levantei meus olhos, vi que tinha muito mais gente distribuindo as filipetas. Corri para a barraca de Wilson, irmão da Peniel, e com os olhos arregalados perguntei: Wilson, cadê o povo da igreja?
Depois de passado o susto, fiquei curiosa para ler o resto da filipeta, será que hoje era promoção de galina preta na feira?
huahuahuaua
Vou parar por aqui antes que seja acusada de preconceito.
Aproveito para deixar claro que não tenho absolutamente NADA contra as PESSOAS que praticam a Umbanda, Candomblé, Catolicismo, UDVismo ou sei lá mais o quê. E procuro amá-los assim como busco amar meus irmãos em Cristo. 

2 comentários:

Deby disse...

É!! Kd nossos folhetos? Lembrei das nossas férias em sua casa, onde distribuiamos folhetos pra quem passasse na porta da rua.
Tb não tenho nada contra eles, mas contra essas práticas.
bjinhos, querida
Fique com o Pai

Karoline Vital disse...

Aline, entendi o seu sentimento. Mas cuidado ao pisar no território da discussão sobre religião. Ninguém gosta de ouvir que vai para ouvir que vai para o inferno. Sei que sua intenção não era ofender, só que quando a gente escreve, nossos pensamentos podem ser mal interpretados.
Beijão e continue escrevendo, estou amando te ler!